terça-feira, 30 de junho de 2009

[Especial] Quase Deu O "Yes, We Can"

Confederations Cup 2009

Um jogo muito inesperado na final da Fifa Confederations Cup, sacudiu a África do Sul na tarde do último domingo.

O jogo foi o mais emocionante de toda a Copa das Conferderações, mesmo tendo um protagonista muito incomum, a Zebra americana.

Por razões óbvias todos acreditavam no favoritismo do Brasil, e não podiam estar mais certos, mas a seleção americana se mostrou muito competente derrotando a Espanha, a mais favorita de todas.

 

E no início de jogo, a partida se encaminhava para um jogo de um lado só, Brasil pressionando e os Estados Unidos defendendo como podiam. O esperado era um jogo como aquele visto na 1ª fase da copa, gols logo ao início e o dominio do Brasil.

Porém, com uma formação tática muito simples, mais parecendo futebol americano, onde a defesa fazia duas linhas e esperava recuperar a bola para lançar os corredores na frente, os americanos alcançaram o gol na primeira oportunidade e o Brasil teve que correr atrás do prejuizo.

O ataque brasileiro tentava e tentava, mas a defesa mais parecia uma parede. Até que a estratégia funcionou, só que foi a dos americanos, eles lançaram um contra-ataque rápido e indefensável, com isso o Brasil saia atrás por 2x0 e passou em branco no primeiro tempo.

Final Confederations Cup

A grande Ironia era que o Brasil havia classificado os EUA para as semi-final, um gol a menos e a Itália se classificaria. Chame de destino ou não, mas ninguém esperava o que estava por vir.

Os dois times voltaram para o segundo tempo iguais, exceto pela motivação. A saída foi do Brasil e numa bola tocada pra Luis Fabiano na entrada da área, surgiu o primeiro gol, logo aos 30 segundos. Pode parecer estranho, mas o mais emocionante foi que ninguém comemorou, todos voltaram para o seu campo, estavam compromissados com a vitória.

A arbitragem já não ia bem, alguns impedimentos mal marcados e a fraca autoridade do juiz contribuiram para um erro que poderia ser fatal. Numa cabeçada de Kaká, o goleiro Howard tirou de dentro do gol, alguns poucos centímetros, mas o suficiente para causar reclamações e polêmica, além de prejudicar o Brasil.

Com o total domínio do jogo, porém ainda atrás no placar, Dunga mexeu e colocou Daniel Alves na lateral esquerda e Elano no lugar de Ramires. Não foram as substituições que fizeram o time reacender, apenas uma jogada de Kaká pela linha de fundo deixou Luis Fabiano livre pra cabecear o rebote e empatar.

Enquete

Com o placar igual, o Brasil pressionou pra evitar uma prorrogação. Um cruzamento na área concretizou a profecia da nossa enquete. Lúcio, a Lenda, mandou de cabeça no cantinho pra fazer a virada mais emocionante. Lúcio pode olhar para a bola e gritar "Nope, Voces cannot!".

Gol Lúcio

O Brasil aniquilou a zebra americana que rondava a África do Sul.

Depois o Brasil só administrou o placar e fez a festa com o terceiro título da Copa das Confederações. Com muita comemoração e prêmio de melhor jogador para Kaká, ainda podemos ver o choro do capitão brasileiro, Lúcio, a fera em suas lágrimas da conquista.

Brasil Campeão Copa Confederações

Um fato pós-jogo que movimentou o twitter foi caso de Ashton Kutcher. A celebridade mais seguida do twitter, cantou vitória antes do final e recebeu as merecidas zuações no final.

Mas não foram simples zuações, em resposta no twitter à sua mulher, Demi Moore, pelas suas palavras: "Você acabou de perder todos os brasileiros do twitter me mandando chupar".

E não foi exagero, o #chupa atingiu o primeiro lugar dos trending topics, mas logo caiu para segundo e depois foi apagado pelo twitter por razões ainda desconhecidas.

Chupa No Twitter

Nenhum comentário: