segunda-feira, 22 de junho de 2009

[Ciência] Provas De Lagos Antigos Em Marte

Água Marte

A primeira linha, que demonstra a existência de uma costa descoberta em Marte, seria o lugar ideal para escavar e procurar provas de vida microscópica no planeta vermelho, pesquisadores anunciaram.

A costa recém descoberta está situada perto do que foi um corpo d'água do tamanho do Lago Champlain na América do Norte, disse a equipe da Universidade do Colorado que descobriu as marcas.

Apesar de os mais antigos deltas em Marte virem sendo vítimas da erosão pelos ventos, o novo lago foi protegido por um vale ao norte, chamado de Shalbatana Vallis.

Geologistas planetários e o líder Gaetano Di Achille disseram que eles e seus colegas identificaram primeiramente evidências do antigo lago em 2007 através das imagens do European Space Agency's Infrared Imaging Surveyor.

Agora os cientistas dizem que têm "evidências não-ambíguas" do bem conservado lago graças às imagens de alta resolução da NASA's Mars Reconnaissance Orbiter.

Estima-se que o lago tenha quase três bilhões de anos -o que significa que a região tinha água 300 milhões de anos depois do aquecimento de Marte, o período úmido é tido como acabado, dizem os cientistas.

Embora o lago seja cientificamente atrativo, pode demorar um tempo até que robôs possam fazer a viagem.

"Não seria muito fácil pousar no lago" Di Achille disse, mas "no futuro, este será definitivamente um dos melhores lugares para procurar a presença de vida".

Os achados são publicados no diário: Geophysical Research Letters
Traduzido e Adaptado de: National Geographic

Nenhum comentário: