terça-feira, 9 de setembro de 2008

[Ciência] Large Hadron Collider

O muito aguardado início do maior projeto de ciências do mundo será amanhã no subterrâneo das vilas e dos campos da fronteira franco-suiça.

O Grande Colisor de Hádrons vai colidir prótons quase na velocidade da luz, dentro de um túnel circular de 27 quilômetros.

Large Hadron Collider

Ao criar centenas de milhares de colisões por segundo, os físicos esperam compreender as condições ardentes do universo um trilionésimo de segundo após o Big Bang.

Os resultados também poderiam ajudar a resolver alguns dos maiores mistérios da física, tais como a existência de uma hipotética partícula chamada Bóson de Higgs - ou "Partícula de Deus" - que se pensa ser a partícula responsável por dar massa a todas as outras.

Existe uma dúvida em toda esse fascinante experimento; O que exatamente aconteceria se o túnel circular de 27 quilômetros embaixo da fronteira franco-suiça abrisse um buraco negro - ou alguns buracos negros?

A maioria dos físicos responde que o experimento é seguro e até necessário para o avanço da humanidade. Mas e se eles estiverem errados?

Para formar buracos negros, o Grande Colisor de Hádrons teria que produzir muitas bilhões de vezes mais energia do que pode. E mesmo que pudesse criar buracos negros, eles seriam menor que prótons -os quais cabem nos núcleos dos átomos- e iriam evaporar em uma minúscula fração de segundo, muito antes que pudssem crescer absorvendo outras matérias.

"Assim, mesmo que buracos negros fossem produzidos pelo LHC, eles não iriam aniquilar a Terra." disse Jonathan Feng, um físico de partículas da Universidade da California.

Mas falando sério, nenhum de nós pode prever o que vai acontecer, nem mesmo físicos especialistas. Nenhum deles jamais esteve perto da realidade do LHC, todas teorias criadas sobre o Big Bang, sobre a matéria escura, sobre o universo, podem ser derrubadas graças ao experimento prático dessa máquina. Vamos esperar e amanhã descobriremos o que vai acontecer. Amanhã nos informaremos sobre o assunto, nessa ou em outra dimensão.

Mas calma, amanhã não será o fim do mundo. Amanhã os cientistas só passarão feixes de prótons pelo túnel. Os testes de verdade vão demorar pra acontecer, enquanto isso nós aguardamos ansiosamente.

Nenhum comentário: